Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Potencial de crescimento do turismo de Minas

17 de maio de 2017

[vc_row][vc_column][vc_column_text]As belezas naturais, como matas, montanhas e cachoeiras, as cidades históricas de tradições centenárias e as novas experiências culturais são atrativos reconhecidos em Minas Gerais. No entanto, esse potencial turístico ainda pode ser mais explorado tanto no cenário nacional quanto internacional, conforme destaca a pesquisa Perfil do Turista Belo-Horizontino, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG e o Núcleo de Turismo da entidade.

De acordo com o levantamento, 67,4% dos consumidores da capital realizaram, pelo menos, uma viagem nos últimos 12 meses, sendo que 40,3% optaram por destinos dentro de Minas. Nesse período, 35,6% fizeram passeios em outros Estados, e 7,7% escolheram viagens internacionais. Para os próximos 12 meses, 20,9% programam visitar cidades mineiras, embora um número maior (29,4%) deseje viajar para outros municípios brasileiros, e 5,7% pretendam aproveitar destinos no exterior.

O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, considera que, no atual cenário de crise, o volume de viagens apontado na pesquisa é positivo, principalmente porque movimenta toda a cadeia do turismo (com setores como transporte, hotelaria, restaurantes e varejo local). Além disso, segundo Almeida, é grande o número de pessoas que não programam as viagens (31,1%). Como as decisões podem ser tomadas posteriormente, o volume de passeios tende a crescer no futuro. “A riqueza gerada pela atividade turística do Estado fica concentrada em apenas dez dos 853 municípios. Ainda há muito espaço para evolução e atração de mais visitantes”, observa.

A analista de Turismo da entidade, Milena Soares, avalia que as demais cidades mineiras podem ter como base o perfil e o comportamento dos moradores de Belo Horizonte, potenciais consumidores turísticos, e assim desenvolver ações para públicos diferenciados. “Embora nosso Estado reúna características procuradas pelos viajantes, é essencial que o empresariado conheça melhor seus consumidores para traçar um planejamento estratégico capaz de trazer mais pessoas interessadas em visitar Minas”, ressalta.

Conforme o levantamento, 46% dos consumidores associam o turismo ao descanso e à tranquilidade. Em segundo lugar aparece diversão e entretenimento (28,1%), seguido por belezas naturais e lugares bonitos (7%), cultura (6,7%), aprendizado e conhecimento (4%) e negócios e trabalho (3,7%). Quase 73% dos belo-horizontinos citaram pontos que poderiam estimulá-los a viajar pelo próprio Estado: 20,4% mencionaram pacotes com custos menores; 19,9% citaram a maior divulgação dos pontos turísticos e 10,5% esperam redução no preço de hospedagem.

Outro aspecto importante é que 80,2% dos entrevistados viajam por conta própria, contra 16,3% que compram pacotes turísticos e 3,5% que saem da capital a trabalho. “Os dados mostram a importância das empresas de turismo se adaptarem ao mercado. As informações gerais estão na internet, por isso é fundamental proporcionar experiências individualizadas aos clientes nos destinos turísticos. Essa é uma tendência mundial e também uma oportunidade para Minas Gerais”, conclui a analista.

A pesquisa da Fecomércio MG mostra que, no momento de buscar informações para a viagem, os parentes e os amigos são referência para 35,8% dos consumidores. Já 33,6% buscam dados na internet, sendo que, desses, 26,7% utilizam as redes sociais, e 77,9% se apoiam nos sites especializados. Em geral, as viagens duram até duas semanas (85,4%).[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2017/05/2017-Consumidor-Turismo-VF.pdf ” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Acesse a íntegra da pesquisa Perfil do Turista Belo-Horizontino. [/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?