Projetos promissores marcam gestão da Amis

18 de ago de 2014

Natural de Belo Horizonte, formado em Administração de Empresas, sócio-proprietário e diretor comercial da rede Verdemar, o presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni, foi o entrevistado desta edição do Fecomércio Informativo. Projetos da nova direção, Copa do Mundo e Superminas 2014 foram os temas da entrevista.

1 – Quais são os principais projetos e as expectativas da nova gestão 2014/2015 da Associação Mineira de Supermercados?
Desde que assumimos, em janeiro, temos trabalhado com mais intensidade em quatro frentes: a valorização e o apoio ao pequeno supermercadista, nosso principal associado; a aproximação e o trabalho conjunto com nosso fornecedor, com o objetivo de aumentarmos as parcerias no abastecimento; a valorização da empresa varejista, um trabalho desenvolvido em conjunto com os parceiros do Conselho Estratégico de Defesa do Empresário (CEDE), incluindo a Fecomércio MG; e o término da nova sede, um sonho do ex-presidente da Amis, José Nogueira. Existem outras ações que fazem parte do trabalho da Associação e estamos trabalhando nisso diariamente.

2 – Com a Copa do Mundo 2014, como o senhor analisa o atual setor supermercadista?
A Copa é um grande evento que vem dando muito certo, tanto dentro quanto fora do campo. Há mais de três anos, a Amis já vinha preparando os empresários para extrair o melhor da ocasião por meio de palestras, debates e matérias nas mídias próprias, como a revista Gôndola e o nosso portal. Quem se preparou bem, certamente está comemorando o resultado do evento.

3 – Como espera encerrar o ano no mercado supermercadista?
Apesar de todas as previsões contrárias, nós, do varejo supermercadista, somos otimistas por natureza. Vamos ter um bom crescimento. Só neste ano serão mais 85 novas lojas em Minas, com investimentos de R$ 340 milhões. A nossa projeção para o setor é de crescimento de 3,5%. Até o momento, estamos com um acumulado de 2,82%, que corresponde aos meses de janeiro a abril.

4 – Quais as novidades para a Superminas 2014?
A Superminas se supera a cada ano. O evento em si, apesar de estar no 28º ano, é sempre um momento de muitas novidades. É o segundo maior evento do país no segmento, mas é o mais completo e, a cada ano, vem se internacionalizando cada vez mais. O evento será nos dias 21 a 23 de outubro, no Expominas. Serão cerca de 420 expositores e 55 mil participantes de todo o Brasil e compradores de várias partes do mundo. Além disso, temos em torno de 45 atrações de atualização profissional, como fóruns, palestras e painéis.