Semana do Desenvolvimento Econômico de Itabirito

13 de ago de 2015

Já virou tradição: há 11 anos Itabirito sedia a Semana de Desenvolvimento Econômico. Criada para proporcionar o fomento da economia regional, a qualificação dos empresários e empreendedores e atrair novos investimentos, o evento será, neste ano, de 25 a 29 de agosto e terá a participação do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos. A realização é da Prefeitura de Itabirito, com a gestão da Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito (Adesita), apoio do Sindicato do Comércio de Itabirito (Sincovita) e da Globo Minas.

A iniciativa integra o calendário de eventos do município e do Estado. Durante os quatro dias, empresários, comunidade, prestadores de serviços e comerciários poderão participar de atividades oferecidas pelas entidades durante a programação. O Senac irá realizar minicursos sobre vendas, empreendedorismo, compras e gestão. Serão oferecidas 30 vagas por atividade, com duração de três horas cada.

Para participantes que atuam na área de beleza, o Senac ainda irá promover um workshop de automaquiagem. O Senac Móvel de Turismo e Hotelaria também irá oferecer oficinas sobre quitandas, preparo de pães e roscas, cupcakes e culinária japonesa. As atividades são gratuitas e as vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas antecipadamente na sede da Adesita (Rua Dr. Guilherme, 44 – Centro) pessoalmente ou pelo telefone (32) 3563-1958. Confira detalhes na programação.

Já o Sesc apresentará uma edição especial do Minas ao Luar, projeto de valorização da música brasileira e de ocupação dos espaços públicos com shows gratuitos e de qualidade, para toda a família. O grupo Flor de Abacate promete animar a noite com repertório instrumental que destacará o choro, além de outros ritmos da música brasileira. O show será marcado por composições autorais de arranjos inusitados e intepretação de obras de grandes músicos como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Villa-Lobos e Tom Jobim.

Programação do Sistema Fecomércio MG

Minicursos
Local
: CEPEP (R. Engenheiro Simão Lacerda, 121)
Dia: 25 de agosto
Tema: Técnicas de Vendas
Objetivo: Proporcionar aos participantes informações sobre estratégias de negociação e vendas, visando aumentar a produtividade do setor comercial.

Dia: 26 de agosto
Horário: 14h às 17h
Tema: Administração de compras e estoques: eliminando desperdícios, otimizando resultados.
Objetivo: Proporcionar aos participantes informações sobre as atividades de administração de compras e estoques, a fim de aperfeiçoar o fluxo de compra.

Dia: 27 de agosto
Horário: 14h às 17h
Tema: Gestão de custos e formação de preços
Objetivo: Proporcionar aos participantes a demonstração prática das estratégias de formação dos preços e análise dos fatores que influenciam no índice de preços visando otimizar os custos e as despesas das empresas.

Dia: 28 de agosto
Horário: 14h às 17h
Tema: Empreendedorismo e novos modelos de negócios
Objetivo: Proporcionar aos participantes informações sobre a dinâmica do mercado atual e os fatores de competitividade, mostrando a importância do modelo de negócio em um mercado empreendedor.

Oficinas Gastronômicas
Local
: SenacMóvel de Turismo e Hotelaria (Galpão II da Delphi – Bairro Usina Esperança)

Dia: 25 de agosto