Setor de serviços cresce 1,5% em 12 meses e destaca serviços às famílias

30 de maio de 2025

O setor de serviços em Minas Gerais registrou estabilidade em 0,0% na comparação mensal de março de 2025, de acordo com análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Apesar da estabilidade mensal, o desempenho do estado foi menos intenso que o nacional, que cresceu 0,3% no mesmo período.

A economista Fernanda Gonçalves ressalta a importância de olhar além do dado mensal para entender o cenário completo. “A estabilidade em março, embora pareça neutra, mostra uma acomodação após um período de variações. É necessário observar as tendências de médio e longo prazo para ter uma visão mais clara da saúde do setor”, explica Gonçalves.

Na comparação anual (março de 2025 frente a março de 2024), Minas Gerais apresentou uma desaceleração de -0,9% no volume de serviços, contrastando com o avanço de 1,9% do Brasil. No acumulado do ano (janeiro a março de 2025), o estado mineiro registrou um crescimento positivo de 0,9%, um desempenho menos intenso que os 3,0% observados no mesmo período do ano passado. No cenário nacional, o acumulado do ano foi de 2,4%. Fernanda Gonçalves pondera sobre a diferença entre os desempenhos. “Apesar da desaceleração na comparação anual, o acumulado do ano ainda é positivo em Minas Gerais, o que é um ponto a ser celebrado. No entanto, a diferença para o desempenho nacional nos faz refletir sobre os motores de crescimento específicos de cada localidade e onde podemos atuar para impulsionar ainda mais o setor em nosso estado”, afirma.

Olhando para os últimos 12 meses (abril de 2024 a março de 2025), o volume de serviços em Minas Gerais cresceu 1,5%, mantendo uma tendência positiva por 45 meses consecutivos. No cenário nacional, o avanço foi de 3,0%. Minas Gerais se destaca por ser um dos 14 estados a registrar avanço nas aberturas analisadas pela variação anual, acumulado do ano e acumulado de 12 meses.

Dentre as atividades que compõem o setor, os “serviços prestados às famílias” merecem destaque em Minas Gerais, com um crescimento de 6,6% no acumulado de 12 meses e representando 6,73% do peso total do indicador. Por outro lado, “Outros serviços” registrou desaceleração de -8,7% no mesmo período. “O setor de serviços prestados às famílias impulsionando o crescimento pode indicar uma recuperação da renda e da confiança do consumidor, que se sente mais à vontade para gastar com atividades de lazer, alimentação fora de casa e outros serviços essenciais para o dia a dia”, observa a economista Fernanda Gonçalves.

>> Confira a análise completa

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?