Sindicatos Empresariais da Capital recebem Bruno Engler, candidato à prefeitura de Belo Horizonte e entregam a Agenda Municipal

16 de set de 2024

Em encontro na sede da Federação na manhã dessa segunda-feira, 16, 12 Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte: Sindilojas BH e Região, Sindimaco, Sindpneus, Secovi, SindiCFC, Sincopeças, Sincateva, Sindlan, Sindhbares, Sincovaga, Sincagen e Sircom, com apoio do presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, apresentaram reivindicações de toda a classe varejista da cidade ao candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler. Ele foi o terceiro candidato ao pleito de 2024 a receber as demandas dos representantes do comércio. No encontro, Nadim Donato aproveitou para entregar ao candidato a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024.

Durante o encontro, foram apresentadas duas pesquisas ao candidato. A primeira pesquisa se referia a percepção das pessoas sobre o centro da capital. Foram apontados pelas pessoas como pontos críticos para frequentar o centro da cidade a falta de segurança, a dificuldade na mobilidade urbana, a falta de limpeza e manutenção desses serviços, entre outras coisas. O levantamento também constatou que 70% das pessoas entrevistadas também não morariam na região central pelos mesmos motivos. A segunda pesquisa: Reivindicações e Necessidades do Comércio de BH colheu as informações de 391 comerciantes da capital. Setenta por cento das empresas que responderam ao questionário possuem até nove funcionários, perfil próximo do varejo brasileiro em geral.

A preocupação com a segurança lidera a lista dos pontos a serem melhorados pelo Executivo Municipal, segundo 41,9% dos lojistas. Mobilidade, limpeza urbana, pessoas em situação de rua, qualidade das vias públicas e calçadas, vagas de estacionamento, atual sistema de ônibus, entre outras demandas, também faz parte do rol de melhorias esperadas pelos comerciantes entrevistados.

Em complemento, os empresários elegeram os maiores desafios que eles vêm enfrentando para tocar os negócios na capital mineira. A mão de obra qualificada é o maior deles conforme a pesquisa com 16,9% das respostas, em seguida aparecem o preço alto dos produtos com 16,9% e marketing e venda com 16,4%. A concorrência desleal é citada por 13,3%. Um percentual de 13,8% dos entrevistados disse não possuir desafios para exercer a atividade comercial.

A próxima gestão municipal deverá se dedicar a reduzir a carga de impostos para melhorar o ambiente de negócios em Belo Horizonte, conforme 55,5% dos comerciantes. A redução da burocracia é apontada como outra ação necessária da próxima gestão, de acordo com 11,6% dos entrevistados. A taxação de placas e engenhos de publicidade foi citada como ação a ser trabalhada pelo futuro prefeito por 4,5%.

Bruno Engler e a candidata a vice, Coronel Claudia, ouviram atentamente as demandas dos dirigentes sindicais do setor varejista, fez recortes específicos, pontuando e apresentando suas propostas para a melhoria do comércio, turismo e serviço de Belo Horizonte. Estiveram na pauta dos dirigentes, questões como a desburocratização dos serviços públicos, a falta de segurança pública, o impulsionamento do turismo com oferta de grandes eventos, a requalificação de outros centros comerciais como Savassi, Carlos Prates e Venda Nova e outros, a melhoria na segurança pública, a falta de mão de obra qualificada e a oneração do transporte público intermunicipal para trabalhadores do comércio, a redução de taxas de impostos, melhoria na mobilidade urbana e transporte público entre outros assuntos.

A Fecomércio programou a conversa com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte em datas diferentes para apresentar as demandas do comércio varejista e, sobretudo, apontar a situação em que se encontra o centro de Belo Horizonte. Até o final do mês de setembro será entregue aos candidatos a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024.

 

Agenda Municipal

Os dados da pesquisa Reivindicações e Necessidades do Comércio de BH foram utilizados na Agenda Municipal que a Fecomércio MG e Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte estão apresentando às autoridades do município e candidatos a prefeito.

A Agenda Municipal da Fecomércio MG para Belo Horizonte é propositiva e faz a identificação da condição atual de várias áreas da gestão pública com o respectivo posicionamento da Federação e o apontamento de melhorias para cada uma delas. Desta forma, o documento aborda questões municipais relacionadas ao ambiente de negócios da capital, ao turismo, à educação e bem-estar, à situação tributária, ao meio ambiente e à infraestrutura urbana. “Temos consciência de que, além da defesa dos interesses do setor terciário, somos corresponsáveis pela construção do futuro que impactará as novas gerações. Queremos ter a capacidade de gerar soluções e projetos que não se apliquem apenas ao curto prazo, mas que criem as bases para o desenvolvimento de nossa cidade” afirma Nadim Donato. A Agenda Municipal de Belo Horizonte está sendo editada pelo segundo ano consecutivo.

 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?