10 de set de 2024
Os 12 Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte: Sindilojas BH e Região, Sindimaco, Sindpneus, Secovi, SindiCFC, Sincopeças, Sincateva, Sindlan, Sindhbares, Sincovaga, Sincagen e Sircom, com apoio do presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, apresentaram na manhã do dia 10 de setembro, na sede da Federação, as reivindicações de toda a classe varejista da cidade ao candidato à prefeitura e atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman e o candidato a vice, Álvaro Damião. Fuad foi o segundo candidato ao pleito de 2024 a receber as demandas dos representantes do comércio. No encontro, Nadim Donato aproveitou para entregar ao candidato a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024, com demandas e propostas para o crescimento sustentável e futuro da cidade.
Fuad Noman iniciou sua fala dizendo estar entre amigos e que sempre buscou ouvir representantes do comércio e empresários do setor, porque são eles, os especialistas no assunto e, o comércio de Belo Horizonte é importantíssimo para a capital. O candidato fez uma breve apresentação do que foi realizado na prefeitura nos últimos dois anos durante a sua gestão e seu plano de governo que poderá criar mais ações para o desenvolvimento dos setores de Serviço, Comércio e Eventos, as vocações econômicas de Belo Horizonte.
Durante o encontro, os representantes dos sindicatos patronais de Belo Horizonte, apresentaram suas demandas e sugestões como a busca por melhorias na economia criativa por meio de uma agenda de promoção de Belo Horizonte como destino turístico, a capital dos bares e valorização da gastronomia, o incentivo e busca de grandes eventos, a requalificação do centro da cidade, a regulamentação de mesas e cadeiras de bares e restaurantes nas calçadas, a oferta estacionamentos por meio de recuo nas calçadas do comércio, a regulamentação para o funcionamento do comércio de lojas de peças de veículos na manhã da quarta-feira de cinzas, a conservação das ruas e avenidas, a legalização da utilização de pneus reformados no transporte público, a implementação de banheiros públicos em locais onde são realizados os exames dos Centros de Formação de Condutores.
Assuntos como a desburocratização dos serviços públicos, a segurança pública, atividade de comércio informal nas ruas, ensino integral nas escolas e creches públicas, falta de mão de obra qualificada para trabalhar no comércio, alto custo de passagens para trabalhadores que residem fora da cidade, a pouca oferta de transporte público em horários específicos, a revitalização da Savassi e outros centros comerciais da cidade, com um novo regimento que permita uma modernização e visibilidade do comércio também foram cobrados. O presidente do Sistema Fecomércio, Nadim Donato, aproveitou a oportunidade para oferecer à prefeitura, alguns serviços sociais oferecidos pelo Sesc e Senac como Ação Bem-Estar – Cortes de cabelo masculino e feminino e aferição de sinais vitais, banho, serviços de odontologia por meio do OdontoSesc entre outros aos cidadãos em situação de rua, promovendo mais dignidade a essas pessoas.
Após ouvir atentamente as demandas dos dirigentes sindicais, Fuad propôs um Fórum com reuniões mensais para ouvir demandas dos representantes para melhoria do comércio na cidade. O presidente do Sistema e seus representantes acharam a proposta interessante e Nadim Donato se prontificou a participar e propor soluções para a melhoria e o desenvolvimento do comércio de Belo Horizonte.
A Fecomércio programou a conversa com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte em datas diferentes para apresentar as demandas do comércio varejista e, sobretudo, apontar a situação em que se encontra o centro de Belo Horizonte. Até o final do mês de setembro será entregue aos candidatos a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.