Sindicatos Empresariais da Capital recebem Rogério Correia, candidato à prefeitura de Belo Horizonte e entregam a Agenda Municipal

24 de set de 2024

Na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, 12 Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte se reuniram na sede da Fecomércio MG para apresentar as principais reivindicações do setor varejista ao candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Rogério Correia. O encontro contou com a presença dos representantes dos sindicatos Sindilojas BH e Região, Sindimaco, Sindpneus, Secovi, SindiCFC, Sincopeças, Sincateva, Sindlan, Sindhbares, Sincovaga, Sincagen e Sircom, além do presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, que entregou ao candidato a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024. Rogério Correia foi o quinto candidato a receber as demandas da classe empresarial varejista na corrida eleitoral de 2024.

Durante a reunião, foram apresentadas duas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG. A primeira pesquisa abordou a percepção da população sobre o centro de Belo Horizonte, destacando a falta de segurança, a mobilidade urbana precária, e a ausência de limpeza e manutenção adequadas como os principais desafios enfrentados pelos frequentadores. O levantamento revelou ainda que 70% dos entrevistados não escolheriam morar na região central pelos mesmos motivos.

A segunda pesquisa, intitulada Reivindicações e Necessidades do Comércio de BH, ouviu 391 comerciantes da capital, sendo que 70% das empresas participantes possuem até nove funcionários, alinhando-se ao perfil predominante do varejo nacional. Os dados apontaram que a segurança é a principal preocupação dos lojistas, com 41,9% das respostas. Outras questões levantadas incluem mobilidade urbana, limpeza, pessoas em situação de rua, qualidade das vias públicas e calçadas, vagas de estacionamento e o sistema de transporte coletivo. A pesquisa também identificou que os maiores desafios enfrentados pelos empresários são a falta de mão de obra qualificada (16,9%), altos preços dos produtos (16,9%), além de questões relacionadas a marketing e vendas (16,4%). A concorrência desleal com o reaparecimento dos camelôs foi citada por 13,3% dos entrevistados, enquanto 13,8% afirmaram não ter enfrentado desafios significativos em suas atividades.

Rogério Correia ouviu atentamente as demandas dos representantes sindicais e apresentou suas propostas para o desenvolvimento de Belo Horizonte. Entre os pontos apresentados pelos representantes sindicais, destacaram-se a falta de incentivo ao turismo com grandes eventos, o impacto da insegurança no comércio, o fechamento de lojas no centro, a alta carga tributária, o valor da taxa de iluminação pública, a burocracia nos serviços públicos, além da mobilidade urbana deficiente e a presença de moradores em situação de rua.

A Fecomércio MG continua a programar encontros com os demais candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, buscando apresentar as principais demandas do comércio varejista e reforçar a importância da revitalização do centro da cidade. Até o final de setembro, candidatos deverão receber a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024, com um diagnóstico completo das necessidades do setor.

Agenda Municipal

Os dados da pesquisa Reivindicações e Necessidades do Comércio de BH foram utilizados na Agenda Municipal que a Fecomércio MG e Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte estão apresentando às autoridades do município e candidatos a prefeito.

A Agenda Municipal da Fecomércio MG para Belo Horizonte é propositiva e faz a identificação da condição atual de várias áreas da gestão pública com o respectivo posicionamento da Federação e o apontamento de melhorias para cada uma delas. Desta forma, o documento aborda questões municipais relacionadas ao ambiente de negócios da capital, ao turismo, à educação e bem-estar, à situação tributária, ao meio ambiente e à infraestrutura urbana. “Temos consciência de que, além da defesa dos interesses do setor terciário, somos corresponsáveis pela construção do futuro que impactará as novas gerações. Queremos ter a capacidade de gerar soluções e projetos que não se apliquem apenas ao curto prazo, mas que criem as bases para o desenvolvimento de nossa cidade” afirma Nadim Donato. A Agenda Municipal de Belo Horizonte está sendo editada pelo segundo ano consecutivo.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.