Sindicatos Empresariais de BH recebem Mauro Tramonte e entregam Agenda Municipal de 2024

18 de set de 2024

Na manhã desta quarta-feira, 18, os Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte, representados por 12 entidades (Sindilojas BH e Região, Sindimaco, Sindpneus, Secovi, SindiCFC, Sincopeças, Sincateva, Sindlan, Sindhbares, Sincovaga, Sincagen e Sircom), realizaram um encontro com Mauro Tramonte, candidato à prefeitura de BH, e sua vice, Luiza Barreto. O evento ocorreu na sede da Federação e contou com o apoio do presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato. Durante a reunião, as lideranças do comércio varejista entregaram a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024, documento que reúne as principais demandas do setor.

Mauro Tramonte é o quarto candidato ao pleito de 2024 a receber formalmente as reivindicações do comércio. Entre as pautas apresentadas pela Fecomércio, duas pesquisas ganharam destaque. A primeira abordou a percepção da população sobre o centro de Belo Horizonte, destacando problemas como falta de segurança, mobilidade urbana precária e a necessidade de melhorias na limpeza e manutenção. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que não morariam na região central devido a esses desafios. Já a segunda pesquisa, focada nas necessidades do comércio, entrevistou 391 empresários da capital, revelando que 41,9% consideram a segurança a principal preocupação para o setor. Os lojistas enfatizaram que a próxima gestão municipal deve trabalhar para reduzir a carga tributária (55,5%) e diminuir a burocracia (11,6%), com foco em facilitar a atividade comercial na capital. Outro ponto citado foi a taxação de placas publicitárias, que deve ser revisada, segundo 4,5% dos entrevistados.

Além da segurança, outras questões como mobilidade urbana, infraestrutura, vagas de estacionamento e o sistema de transporte público foram apontadas como áreas prioritárias para melhorias. Os empresários também relataram dificuldades com a falta de mão de obra qualificada (16,9%), preços elevados de produtos e desafios em marketing e vendas foram reivindicados pelos representantes varejistas.

Durante o encontro, Tramonte e Barreto se comprometeram a estudar as demandas e apresentaram suas propostas para impulsionar o comércio, o turismo e outras ações para o desenvolvimento da cidade. Entre as discussões, temas como a desburocratização dos serviços públicos, revitalização de centros comerciais como Savassi e Venda Nova, além de melhorias no transporte público e na segurança, foram amplamente abordados. Nadim Donato também aproveitou a oportunidade para destacar a importância de uma ação conjunta para revitalizar a região da Savassi, envolvendo a prefeitura e associações comerciais que atuam na região.

A Fecomércio continuará a agenda de reuniões com os candidatos à prefeitura até o final de setembro, com o objetivo de apresentar as demandas do comércio varejista e entregar a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024.

Agenda Municipal

Os dados da pesquisa Reivindicações e Necessidades do Comércio de BH foram utilizados na Agenda Municipal que a Fecomércio MG e Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte estão apresentando às autoridades do município e candidatos a prefeito.

A Agenda Municipal da Fecomércio MG para Belo Horizonte é propositiva e faz a identificação da condição atual de várias áreas da gestão pública com o respectivo posicionamento da Federação e o apontamento de melhorias para cada uma delas. Desta forma, o documento aborda questões municipais relacionadas ao ambiente de negócios da capital, ao turismo, à educação e bem-estar, à situação tributária, ao meio ambiente e à infraestrutura urbana. “Temos consciência de que, além da defesa dos interesses do setor terciário, somos corresponsáveis pela construção do futuro que impactará as novas gerações. Queremos ter a capacidade de gerar soluções e projetos que não se apliquem apenas ao curto prazo, mas que criem as bases para o desenvolvimento de nossa cidade” afirma Nadim Donato. A Agenda Municipal de Belo Horizonte está sendo editada pelo segundo ano consecutivo.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.