Sua empresa é sindicalizada? Pra quê?

13 de jan de 2015

Ainda é muito comum ouvirmos essa pergunta, por isso, a Fecomércio MG resolveu trazer as repostas nessa matéria. Confira:

A união faz a força

Parece um grande clichê. Mas é uma verdade indiscutível que, quanto mais pessoas se unem em favor de uma causa, maior é a força e a probabilidade de que consigam sucesso. O sindicato oferece a oportunidade para que essa união aconteça de maneira organizada e eficiente. As assembleias e decisões são sempre realizadas para que as decisões estejam de acordo com o interesse da maioria. E a maioria são os próprios sindicalistas, que vivenciam os problemas diariamente e por isso sabem exatamente do que precisam.

Benefícios

Os sindicatos costumam oferecer muitos benefícios para os seus contribuintes. Alguns exemplos são descontos para cursos de capacitação (tanto para o empreendedor quanto para sua equipe de trabalho), condições especiais para convênios médicos, assessorias jurídicas e econômicas são bem comuns.  Cada entidade forma sua rede de parceiros de acordo com a necessidade de seu público.

Acesso à informação

Quem é sindicalizado pode sempre contar com a ajuda de profissionais para sanar dúvidas jurídicas e trabalhistas que estão relacionadas ao negócio.

Proteção

Em caso de transgressão de lei ou abuso de autoridade, em situações que coloquem em risco a integridade da sua empresa, o sindicato se mostra como um verdadeiro aliado, não só para orientá-lo quanto a providências que devem ser tomadas, mas também para representá-lo e defendê-lo.

Busca de melhorias para o setor

O sindicato tem a tarefa de fiscalizar não só a legislação vigente, mas também os projetos de lei que propõe intervenções na categoria que ele defende. E ele pode contribuir para aprovação ou não desses projetos, solicitando votos a favor ou contra para os parlamentares e por meio de cartas e ofícios que manifestem o desejo do setor defendido. Também podem aproveitar eventos como reuniões, assembleias e encontros diversos para fazer essas solicitações pessoalmente.

Destacamos aqui os benefícios gerais e os mais comuns, mas lembramos que cada sindicato tem o seu modelo de trabalho e busca parcerias e soluções que se adequam às necessidades dos seus associados. Por isso, em nosso site, temos a lista de todos os sindicatos filiados e conveniados à Fecomércio MG e convidamos você, empresário, a entrar em contato com aquele que lhe representa. Assim você poderá descobrir pessoalmente todas as reais vantagens de ser sindicalizado.