30 de mar de 2015
Você conhece o Pinterest? A rede social é um grande banco de imagens de fotografia, arte, moda, beleza, gastronomia e design. É um ótimo ambiente para encontrar infográficos, citações, entre outros. Pode ser também uma ferramenta para auxiliar na divulgação de seu site ou blog. Confira as dicas:
Crie painéis por temas
Dentro de cada perfil do Pinterest existem painéis (álbuns) separados por temas. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, e quer destacar algumas delas, separe-as por tipo – infantil, masculina e feminina – ou tamanho. É importante não repetir as imagens dentro dos painéis – este cuidado evita que o produto seja confundido com um spam.
Imagem é tudo
A escolha da imagem na preparação de um post para o blog é tão essencial quanto o conteúdo. Imagens de qualidade, originais e preferencialmente exclusivas contribuem para despertar o interesse pelo assunto. Então, depois de escolher uma imagem impactante, compartilhe-a no Pinterest, sempre acompanhada do link de referência para o post em questão. Dica: visite o Pinterest, faça buscas relacionadas ao seu negócio e veja o que vem sendo compartilhado.
Atualize sempre
Criar uma conta no Pinterest e deixá-la abandonada não adianta. Para ter suas fotos em destaque, é preciso se manter ativo na rede social. Reserve, pelo menos, 20 minutos diários para atualizar seus painéis, navegar, curtir (ou pinar, como dizem lá) posts alheios. A interação também faz a diferença.
Use as palavras-chave
Ao fazer upload de imagens no Pinterest, uma janela com alguns campos para preenchimento abrirá. Nesses campos você pode inserir, além do link de origem da imagem, as palavras-chave e as categorias que facilitam a busca por ela dentro da rede. A recomendação é sempre preencher esses campos.
Deixe seu público ajudar você
Disponibilize em seu blog/site botões para compartilhar as imagens no Pinterest. Dessa forma, fica fácil quando alguém quiser adicionar a imagem ao próprio painel ou simplesmente compartilhar o seu conteúdo.