15 de mar de 2022
O governador Romeu Zema (Novo), anunciou no último sábado, 12 de março, que o uso da máscara em locais abertos não é mais obrigatório em Minas Gerais. O anúncio foi feito por meio da conta de Zema no Twitter.
Em ambientes fechados, o governo de Minas Gerais estabeleceu critérios para o desuso do item. Os municípios precisam apresentar uma taxa de pelo menos 80% da população vacina com duas doses e 70% com a dose de reforço.
As cidades têm autonomia para aderir a decisão do governo.
Como fica em BH?
No caso de Belo Horizonte, assim como muitas cidades do estado, a máscara permanece obrigatória em locais fechados. Isso porque a cidade tem uma cobertura vacinal de apenas 46,9% com a dose de reforço, conforme o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 11 de março.
Ainda segundo o boletim, Minas, em geral, tem uma cobertura vacinal de 86,4% com a primeira dose, 81,3% com a segunda e 45,7% com o imunizante de reforço. O Estado já recebeu, desde o início da campanha, 48,5 milhões de doses contra o Covid-19.
Estabelecimentos comerciais
Se a sua cidade não está nos critérios para o desuso da máscara em ambientes fechados, você ainda deve usá-la. Portanto, ao entrar em algum estabelecimento comercial, use o item de proteção.
A Fecomércio MG lembra que, apesar das flexibilizações, a pandemia não acabou. Ainda precisamos tomar todos os cuidados de prevenção.