27 de abr de 2022
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município que o uso de máscara em ambientes fechados está desobrigado a partir desta quinta-feira, 28/04. Em locais abertos, o uso de máscaras está liberado desde o dia 4 de março.
Segundo o decreto, a máscara continuará sendo obrigatória apenas no transporte coletivo, em transportes escolares e locais de assistência à saúde, como hospitais.
Os responsáveis pelos estabelecimentos e pelas atividades localizadas no município deverão observar o disposto nos protocolos gerais e específicos de vigilância em saúde, publicados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) por meio de portaria e disponibilizados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Para elaboração, revisão e supressão dos protocolos de vigilância em saúde, a SMSA observará o risco sanitário das atividades e os indicadores epidemiológicos e de capacidade assistencial.
Em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira, 27/04, o prefeito explicou que a iniciativa se deve à melhoria dos índices da pandemia. Enquanto em janeiro a positividade dos testes chegava a 47%, neste mês o índice está em 2%.
O anúncio da prefeitura vai na linha da determinação do governo de Minas Gerais, que deve desobrigar o uso de máscaras em lugares fechados a partir do próximo domingo, 1º de maio. A informação foi confirmada pelo governador Romeu Zema em suas redes sociais.
Em ambientes fechados, o governo de Minas Gerais também estabeleceu um critério. Os municípios precisam apresentar uma taxa de pelo menos 80% da população vacina com duas doses e 70% com a dose de reforço. Entretanto, as cidades têm autonomia para aderir a decisão do governo.
Confira, na íntegra, a publicação no Diário Oficial Município.
A Fecomércio MG lembra que, apesar das flexibilizações, a pandemia não acabou. Ainda precisamos tomar todos os cuidados de prevenção, tais como:
-Manter o distanciamento;
-Lavar as mãos com frequência;
-Usar álcool gel a 70%;
-Manter os ambientes arejados;
-Vacinar-se.