Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Vendas para o Natal impactam quase 8 em cada 10 empresas do varejo em Minas

30 de nov de 2020

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Considerada a principal data comemorativa do ano para o comércio varejista, o Natal impacta positivamente 78,8% das empresas desse setor em Minas Gerais. Essa é uma constatação da pesquisa da Fecomércio MG, que aborda as expectativas dos empresários mineiros para o período. Neste ano, quase 30% dos estabelecimentos esperam por vendas melhores que em 2019.

O economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, observa que o otimismo dos empresários é justificado pela melhora da confiança e o aquecimento das vendas. “Apesar do cenário de cautela, provocado pela pandemia de Covid-19, tradicionalmente o Natal é uma data relevante para todo o comércio. É nesse período que os empresários redobram suas apostas em diversas estratégias para atrair o consumidor e concretizar vendas.”

Não por acaso, de acordo com a pesquisa, 35,6% dos empresários do estado devem investir em propaganda/divulgação para atrair os consumidores. Já 32,5% vão apostar em promoções e liquidações; outros 11,6% prometem oferecer um atendimento diferenciado e 6,9% investirão na visibilidade da loja.

Os principais segmentos beneficiados pela data são: móveis e eletrodomésticos (89,3%); outros artigos de uso pessoal e domésticos (85,7%), tecido, vestuário e calçados (83,8%); combustíveis e lubrificantes (83,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (80,0%).

Mais da metade dos empresários (57,2%) acredita que os consumidores comecem a realizar as compras na véspera do Natal, a partir da segunda quinzena de dezembro. Já o gasto médio não deve ultrapassar o valor de R$ 200,00 para 80,35% dos entrevistados. “O Natal possui grande apelo emocional para os consumidores, que devem ter atenção com os gastos no período para não descontrolar as finanças e impactar os compromissos previstos para o início do ano”, destaca o economista-chefe.

O alerta do especialista é explicado pela principal forma de pagamento utilizada pelos consumidores no período: o cartão de crédito (49,4%). Os consumidores tendem a usar essa modalidade dividindo as compras em mais de uma parcela ou em apenas uma (15,5%).

Além disso, segundo a pesquisa, apenas 23,4% dos empresários já receberam todas as encomendas e 26,9% ainda não realizaram os pedidos para a data. Entre os motivos que podem impactar as vendas no período, os empresários citaram a pandemia (65,9%), o desemprego (9,8%) e o baixo poder aquisitivo (8,9%). “A pandemia de Covid-19 provocou impactos significativos em todos os setores econômicos. Por isso, é importante que os empresários planejem e, se necessário, adaptem seus serviços e estoques”, ressalta Almeida.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_btn title=”Acesse, na íntegra, o relatório da pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Natal 2020”” color=”primary” align=”center” link=”url:https%3A%2F%2Fhml.fecomerciomg.org.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2020%2F11%2F11.2020-Expec-Natal.pdf||target:%20_blank” button_block=”true”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?