Carnaval de BH: 71% dos comerciantes esperam que o período será positivo para o município

5 de fev de 2024

A área de Pesquisa e Inteligência e o setor de Turismo da Fecomércio MG, com o apoio da Belotur, realizaram este levantamento com o intuito de identificar o comportamento de consumo dos foliões no período

O Carnaval de rua em Belo Horizonte se tornou uma das maiores festas populares do Brasil. Em 2024, a cidade espera receber cerca de 5,5 milhões de foliões (SECULT, 2024) durante o período oficial, que começa no sábado (27) e vai até o dia 18 de fevereiro. Esse número supera o observado no último ano: em 2023, segundo a BELOTUR, foram 5,25 milhões de foliões nas ruas da capital.

De olho nesse movimento, mais da metade dos empresários (71,0%) acredita que o Carnaval de rua de Belo Horizonte será positivo para as cadeias do comércio, serviços e turismo da cidade, valor superior ao observado em 2023 (45,7%). O maior número de turistas/pessoas na cidade (40,8%) e o crescimento do Carnaval de BH (14,0%) são alguns dos motivos de otimismo apontados pelos empresários, que esperam um volume de vendas 49,6% superior ao registrado em 2023. É o que mostra a pesquisa Expectativas para o Carnaval 2024, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG.

A Economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, explica que o Carnaval de BH está ganhando cada vez mais notoriedade no cenário nacional o que é muito importante tanto para o comércio, quanto para os setores de serviços e turismo do município. “O maior fluxo de pessoas na cidade durante o período carnavalesco permite que haja mais dinheiro circulando no município gerando, consequentemente, um aumento das vendas e das oportunidades de negócios e emprego”, explica Gabriela.

Durante o período de Carnaval deste ano, 51,1% das empresas entrevistadas estarão em atividade. Entre os que irão funcionar durante as festividades, 67,3% irão funcionar todos os dias e 28,3% irão realizar algum investimento para a data. Dentre as ações citadas pelos entrevistados estão: aumento do estoque (22,1); comercialização de itens não habitualmente comercializados (3,5%); visibilidade da loja (vitrine) 3,5%); ampliação da área de venda da loja (0,9%); e treinamento de funcionários (0,9%). Os empresários esperam também que o período que antecede as festividades (40,7%) represente o maior movimento em suas lojas e que o PIX (34,5%) deverá sobressair entre as formas de pagamento.

“O carnaval de Belo Horizonte é um movimento popular espontâneo que, ao longo dos anos, ganhou o apoio da Prefeitura Municipal e diversos patrocinadores (dentre eles a Fecomércio MG), o que permite uma melhor segurança, organização e acesso de toda população e turistas. O período, marcado por diversas festividades, deve ser aproveitado pelos empresários do comércio e dos setores de serviços e turismo como uma oportunidade para oferecer novos produtos e serviços atraindo, assim, novos clientes”, conclui Gabriela.

Sobre a pesquisa

O Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG realizou esta análise com o intuito de identificar as expectativas para o período de Carnaval e captar oportunidades de negócios para o comércio varejista. A pesquisa Expectativas para o Carnaval 2024 ouviu empresas de alguns segmentos do comércio varejista impactados pelo período, localizadas em regiões de maior circulação de pessoas durante as festas de rua na cidade, de acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). O questionário foi aplicado para 276 empresas de 17 bairros que compõem as Regiões Centro-Sul, Leste e Oeste, entre os dias 15 e 23 de janeiro de 2024.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Acesse a Pesquisa de Expectativa do Comércio para o Carnaval