Setor de serviços de Minas Gerais lidera no Sudeste e projeta alta ao longo do segundo semestre de 2023

19 de set de 2023

Conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, analisada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, o setor de serviços mantém crescimento contínuo há 32 meses e a expectativa é de que a alta se prolongue até o final de 2023. Em julho, a evolução dos serviços no Estado foi o dobro da média nacional.

De acordo com a análise econômica, o setor, em Minas Gerais, aparece à frente de todos os estados da região Sudeste nas quatro frentes pesquisadas: na variação mensal, na variação anual, no acumulado do ano e no acumulado em 12 meses. O peso da atividade serviços também é o maior para a região Sudeste.

A atividade de transportes, auxílio ao transporte e correios é a que mostrou o desempenho mais forte, seguida por serviços de informação e comunicação e em terceiro os serviços prestados às famílias. Esse último segmento foi o que liderou o setor de serviços em âmbito nacional.

O crescimento robusto dos serviços se sustenta em Minas Gerais em continuidade à recuperação vista no pós-pandemia. Em junho deste ano, o aumento no volume de serviços foi de 9,2%, indo para 9,4% em julho, no estado. No país a evolução no período teve pequena retração, saindo de 4,7% para 4,5%.

Em âmbito nacional, os serviços, em julho de 2023, cresceram 3,5% sobre julho de 2022 e, no estado, o incremento foi de 10,7%.

Nos últimos 12 meses, o setor de serviços atingiu 6% de crescimento no Brasil. A performance nacional foi superada pelo estado em mais de quatro pontos percentuais, atingindo 10,4% de evolução nos últimos 12 meses.

Olhar Econômico – Stefan D’Amato – Economista-chefe da Fecomércio MG

Conforme se mantém alinhado com o padrão identificado no ano anterior, é esperado que o setor de serviços ganhe vigor e comece a registrar um crescimento mais robusto durante o segundo semestre deste ano.

A implementação de políticas macroeconômicas ao longo do ano, incluindo a redução da inflação, a perspectiva de diminuição das taxas de juros e a adoção de medidas para quitar e renegociar dívidas, visando reduzir o endividamento das famílias, contribuiu para a recuperação da economia em Minas Gerais. Essas ações não apenas evitaram uma queda no crescimento do setor de serviços quando comparado aos últimos meses, mas também resultaram em um desempenho superior em relação à média nacional.

Os serviços relacionados a transportes, auxílio ao transporte e correios têm experimentado uma demanda significativa devido à expansão do comércio eletrônico, bem como ao programa de remessas “Remessa Conforme”. Este setor, que inclui atividades de transporte e logística, desempenha um papel crucial na facilitação das operações comerciais e logísticas. Em Minas Gerais, essa área assume uma posição de destaque, representando a atividade mais relevante no indicador mensal, com um peso significativo de 21,97%. A nível nacional, essa mesma categoria de serviços mantém sua importância, ocupando a segunda posição em termos de peso, com 20,46%, refletindo a importância contínua desse setor para a economia brasileira.

Minas Gerais, um dos estados mais populosos do Brasil, desempenha um papel crucial na economia nacional, destacando-se pelo sólido desempenho no setor de serviços, com crescimento notável em comparação com outros estados da região Sudeste.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Juntos com Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a entidade integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), atuando junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Acesse a pesquisa mensal de serviços